COMDES em Ação

Abril de 2018

Conselho busca integração do transporte público na Grande Florianópolis

Lideranças do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) se reuniram com Cássio Taniguchi, superintendente geral da Suderf, a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis, para definir a retomada de conversas com o governo do Estado e parlamentares. O objetivo é a aprovação, na Assembleia Legislativa, do projeto da Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano que visa beneficiar cerca de 150 mil pessoas que usam o transporte público na região que inclui os municípios de Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Florianópolis.

 

O projeto visa oferecer transporte público eficaz, no qual o passageiro da região usa um sistema único para deslocamento, o que vai reduzir o excessivo fluxo de carros na entrada e saída de Florianópolis. O projeto já foi discutido com a população ano passado. Agora, segundo Taniguchi, há urgência para a concessão da rede integrada de transporte coletivo para não perder as parcerias municipais.

 

Na opinião do coordenador do Comdes, Ernesto Caponi, é urgente a necessidade de adoção da integração. Quando ela entrar em vigor vai impactar positivamente a economia das regiões e reduzir o tempo de deslocamento.