COMDES em Ação: Reunião com a Prefeitura de Florianópolis para Integração da RMF e Soluções Integradas para a Região Metropolitana
- institucional512
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Estivemos hoje com o Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, para apresentar a nova gestão do COMDES e os projetos previstos para 2025.
Participaram do encontro, além do presidente do COMDES e representante da AEMFLO, Marcos Souza, o representante da AURESC e coordenador do GT de Governança, Adriano Ribeiro; o representante da ACIF, Mauro Poy; o representante da AMPE e coordenador do GT de Saneamento, Ivam Michatchuk; além da equipe técnica do prefeito.
Na pauta, foram discutidos temas relevantes para a Região Metropolitana de Florianópolis (RMF), como as tratativas relacionadas às pessoas em situação de rua, mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública e a efetiva integração dos municípios da RMF.
Destacou-se a necessidade urgente de que os municípios da região deixem de buscar soluções isoladas para esses e outros desafios. Embora existam fóruns específicos para os prefeitos, é fundamental promover uma interação efetiva com a sociedade civil organizada, especialmente com a classe empresarial e os empreendedores, representados pelas entidades que integram o COMDES.
O prefeito Topázio mostrou-se bastante receptivo às propostas e comprometeu-se a participar das reuniões do COMDES por meio de sua equipe técnica, buscando conjuntamente soluções para os desafios da RMF, com foco na integração regional a médio e longo prazo.
Marcos Souza avaliou que a reunião foi bastante produtiva, assim como os encontros já realizados com os prefeitos de Palhoça e Biguaçu. A expectativa é de que a agenda com o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, seja confirmada em breve, concluindo assim o primeiro ciclo de conversas com os gestores das quatro maiores cidades da RMF. Em seguida, será iniciada a segunda fase do diálogo, envolvendo os prefeitos de Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Águas Mornas e Santo Amaro da Imperatriz.





Comments